fbpx
Marketing DigitalMas afinal, o que é o marketing?

Mas afinal, o que é o marketing?

As decisões tomadas pelos clientes são mais impulsionadas pelas emoções do que pela lógica, influenciadas por gatilhos. A Harvard Business Review refere-se a eles como “Motivadores Emocionais”. É por isso que compreender a psicologia não é apenas vantajoso, mas absolutamente necessário para uma estratégia de marketing.

A Mentalidade de Escassez

Os clientes desejam sentir que fazem parte de um grupo. Porquê? Está profundamente enraizado na nossa psicologia. Naturalmente, somos atraídos por coisas que são limitadas, únicas ou difíceis de obter. Se conseguir fazer com que o seu público acredite que tem a oportunidade de agarrar algo que outros podem perder, já terá vencido metade da batalha.

Validação e Comunidade

Nunca subestime a necessidade de afirmação e de pertencer a uma comunidade. Os clientes têm mais probabilidade de se comprometerem quando vêem outros a fazer o mesmo. No entanto, não é tão simples como mostrar testemunhos no seu site; trata-se de criar uma comunidade orgânica que apoia genuinamente o que está a oferecer.

Harmonia na Tomada de Decisão

Apresentar opções pode sobrecarregar os seus clientes e deixá-los paralisados, enquanto oferecer poucas opções pode levá-los a procurar alternativas noutro lugar. Os especialistas aconselham a oferecer três opções, o que cria um modelo de comparação instantâneo. As pessoas geralmente escolhem o pacote do meio. Em vez de comparar o seu produto ou serviço com outro produto ou serviço, os consumidores podem comparar os seus três pacotes de preços, aumentando as probabilidades de que acabem por comprar de si. Ao fornecer uma seleção cuidadosamente escolhida de opções, pode orientar subtilmente o seu processo de tomada de decisão. Influencie-os a escolher o que se alinha com o seu resultado desejado. A perceção de escolha em si pode ser tão influente como a escolha em si.

As Emoções Superam a Lógica

Embora gostemos frequentemente de pensar em nós próprios como seres racionais, as emoções têm uma forte influência, especialmente no marketing. A chave é criar uma mensagem de forma a despertar emoções e a promover ação, seja criando um sentido de aspiração, excitação ou mesmo urgência. Tocar nestas emoções pode ser o impulso que inclina a balança a seu favor.

A Perceção de Valor Importa Mais do que o Preço

Embora o preço seja certamente importante, o que realmente importa é como o seu público percebe o valor do que está a oferecer. Se eles acreditarem que isso melhorará significativamente as suas vidas ou resolverá os seus problemas, estarão mais dispostos a investir o seu dinheiro. Ao enfatizar o valor percebido em vez de se concentrar apenas no preço, pode fazer com que o custo pareça um pormenor.

É crucial incorporar a psicologia em todas as estratégias de marketing. Aprofunde-se na compreensão do que motiva e ressoa com o seu público e ajuste a sua abordagem em conformidade. Trata-se de adaptação; trata-se de encontrar os seus clientes onde estão, dentro das suas mentes.
Nós fazemos isto muito bem. Contacte-nos!

Autor

Gostamos de boa comunicação: clara, objetiva, boa imagem, ferramentas web simples de usar. Prestamos serviços de design, marketing, marketing digital, gestão de redes sociais, copywriting e tudo o que for bom para comunicar bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

scroll-to-top